Legal translations.png

Entrevista marcada… e agora?

Updated: Jul 28

Outro dia fui solicitada a escrever sobre “Como se apresentar a uma entrevista de emprego“. Fiz algumas pesquisas e reuni algumas dicas, as quais retransmito ao leitor neste post. Não sou especialista no assunto, por isso o que escrevo aqui não é regra, apenas dicas baseadas em experiências próprias e em livros que li. Porém, como sou da área de COMUNICAÇÃO, resolvi focar nesse tema.


Caso o leitor tenha algo a acrescentar, por favor não se acanhe, principalmente se for da área de Recursos Humanos. Será muito valioso, principalmente pra mim.


Dicas e Sugestões de Como se

Comunicar numa Entrevista de Emprego




Quando se trata de comunicação, deve-se ter em mente “o que” se deseja comunicar e “pra quem”, ou seja, o público que se deseja conquistar.

Hoje vamos falar um pouco sobre como devemos nos apresentar numa entrevista de emprego do ponto de vista da comunicação gestual, visual e verbal. Veja algumas dicas importantes:

Cumprimento:



Cumprimento de mão firme é sinal de personalidade firme e segura de si.


“A primeira impressão é a que fica” – essa frase é famosa, além de ser uma verdade irrefutável. Ao primeiro contato pessoal, candidato e entrevistador são estranhos um ao outro e, dependendo do cumprimento, já é possível conhecer um pouco de suas personalidades.


Por exemplo: quando o cumprimento de mão é firme, pode-se deduzir que a pessoa tenha personalidade firme e seja segura de si. Digo “deduzir”, porque existem exceções, como em tudo nesta vida. Assim como um cumprimento fraco pode representar uma pessoa introvertida e receosa de se abrir. Esse já é um ponto de partida para saber como agir e reagir diante a entrevista para não passar a ideia errada.


Contato visual:



Busque manter o contato visual com o entrevistador: demonstra segurança e credibilidade.


Existe um conceito antigo que diz: “os olhos são o espelho da alma”. Alguns psicólogos explicam que, quando uma pessoa não consegue olhar diretamente nos olhos do receptor isto demonstra falta de personalidade ou insegurança. Por isso, quando em uma entrevista, o candidato deve procurar manter o contato visual com o entrevistador e, assim, demonstrar segurança e credibilidade, não deixando dúvida quanto à sua experiência profissional.


Além disso, é sempre bom sentar-se de frente para o entrevistador – facilita no contato visual e demonstra que o candidato está interessado e receptivo às perguntas e comentários feitos pela pessoa que o está entrevistando.


Redes Sociais:


Evite ter uma postura polêmica e explosiva nas suas redes sociais: o entrevistador provavelmente irá vê-las antes da sua entrevista.

É um costume cada vez mais frequente a pesquisa pelas redes sociais dos candidatos antes da entrevista. Portanto, busque ter um comportamento adequado nas suas redes sociais: evita compartilhar publicações ofensivas, excesso de palavrões e, principalmente, críticas públicas ao seu emprego atual (sejam referentes à empresa, aos seus colegas ou seus superiores); esse comportamento pode contar muitos pontos negativos para você no futuro. Por outro lado, pessoas socialmente engajadas nas redes sociais costumam se destacar positivamente aos olhos do profissional de RH.


Vestuário:


Sua vestimenta deve ser escolhida com base no estilo da empresa: empresas mais formais, roupas mais formais, por exemplo.


As roupas também transmitem muito do que uma pessoa é. Quando se é chamado para uma entrevista, dependendo do estilo da empresa, deve-se escolher uma roupa adequada que transmita certa “parceria” profissional.


Por exemplo: escritório de advocacia – roupa adequada: terno ou camisa e calça social para homens; terninho, tailleur ou camisa e calça social para mulheres; agência de publicidade – é permitido esporte para ambos os sexos.



Veja aqui algumas dicas de roupas femininas:









Veja aqui algumas dicas de roupas masculinas:










Portfólio:


Apesar de ser costume enviar o CV e o Portfólio por e-mail, é recomendado levá-los também no dia da entrevista.


Quando um empregador pede para marcar uma entrevista, ele tem, no mínimo, dois objetivos:


1) ver se o candidato tem o perfil da empresa e

2) conhecer mais profundamente seu background profissional.


Portanto, é sempre bom levar o CV impresso, mesmo que este já tenha sido enviado por e-mail, pois, com ele em mãos, o candidato terá um “roteiro” em que se basear – o que tornará seu relato mais fluído – e o entrevistador poderá checar a veracidade das informações. Adicionalmente, dependendo da empresa e do cargo pretendido, apresentar um portfólio em formato de imagens, vídeo ou texto representa alguns pontos positivos a mais.


Outro ponto importante é falar pausadamente e com segurança. O candidato experiente não precisa ter pressa para mostrar que conhece o assunto, nem tampouco falar do que não conhece. O entrevistador sabe, pelo tom de voz do candidato, o que é verdadeiro e o que está sendo dito apenas com o objetivo de impressionar. Às vezes, impressionar é bom, mas pode ser uma “faca de dois gumes”! Portanto, falar a verdade quanto às suas habilidades é mais seguro e não deixará o candidato em dificuldade quando for solicitado a mostrar o que sabe.


Estude a empresa:


Estudar a empresa demonstra que, mais do que ocupar o cargo X, você está realmente interessado em entrar na empresa Y, específica para a qual se candidatar.


Outro objetivo de um entrevistador é saber se o candidato está “por dentro” do que a empresa faz e se tem conhecimentos gerais sobre o ramo. Sendo assim, acessar o website da empresa e ler artigos na Internet relacionados aos produtos que ela oferece mostrará ao entrevistador o real interesse do candidato em fazer parte da equipe, e também deixará claro que ele é uma pessoa curiosa e interessada. Ou seja, estará sempre aberto para aprender.


Conclusão:


Existem outros pontos interessantes para se abordar mas, por enquanto, fico por aqui. Cada entrevista contém seus aspectos particulares, mas em geral todas levam em consideração os itens descritos acima.


Os elementos básicos de uma boa entrevista são a cordialidade, a reciprocidade e a honestidade. Uma boa comunicação, aberta e sincera, durante uma entrevista de emprego facilita o bom relacionamento entre as pessoas envolvidas no futuro, após a contratação. E, caso o entrevistador não venha a ser o superior direto do candidato, este certamente receberá suas melhores recomendações.


Veja aqui algumas dicas de perguntas feitas numa entrevista


Tem mais alguma dica? Inclua nos comentários! Obrigada! 😉

Além de uma boa postura e um comportamento adequado diante do entrevistador, um currículo traduzido por um tradutor profissional faz uma grande diferença.
Caso precise do seu CV traduzido para o Inglês, fale comigo. Eu terei o maior prazer em ajudar você a conquistar o emprego dos seus sonhos!

#apresentacaoentrevista #buscadeemprego #comosevestirparaumaentrevista

#comunicacaoementrevista #dicasparaentrevista

 

 

Phone: (407) 706-8103

Email: sonia@scglawandlanguage.com

Apopka, FL 32712

 

Hours of Operation
Monday – Friday: 9:00 a.m. – 06:00 p.m.

Saturdays: 9:00 a.m. - 01:00 pm.

Sundays: available only for weddings
By Appointment: Click here to schedule.

 

Service Area

  • For services by appointment: Orange County,  Greater Orlando and surrounding areas, Florida

  • For online services: English and Portuguese speaking countries.

  • SCG LinkedIn
  • SCG Facebook
  • SCG Twitter
  • SCG YouTube

Got Questions?

Get in touch with me:

©2020 by SCG Law & Language. Proudly created with Wix.com